Começou às 09h de hoje (26) e se estende pelo menos até o meio dia, uma manifestação na SC 480, em Bom Jesus, organizada pela Terra Indígena Xapecó. O movimento é pacífico, mas a rodovia está sendo bloqueada e o tráfego de veículos é liberado a cada meia hora.
Segundo o vice cacique Adelir Tomaz, em entrevista exclusiva para a Clube FM, o protesto é para chamar a atenção da mídia e das autoridades, para a situação complicada a qual estão vivendo os indígenas. Segundo ele, o setor mais prejudicado é a agricultura, pois foram proibidos de plantar sementes transgênicas e não podem trabalhar com sistema de arrendamento das terras como era feito antigamente. Isso dificulta o trabalho e o sustento de muitas famílias, já que os investimentos em maquinários tem que ser grandes e a rentabilidade não tem favorecido. Além disso, a reivindicação é por melhores condições de saúde e educação.
Os organizadores do movimento esperam a participação de pelo menos três mil pessoas, com carros e máquinas. A polícia também está no local, contribuindo com a segurança e organização do tráfego na rodovia.
Ainda segundo Tomaz, assim que os indígenas forem ouvidos pelas autoridades, o tráfego será liberado e o movimento encerrado. O tempo de bloqueio depende dessa resposta das lideranças.