Região

Indígenas participam de Projeto de artesanato em Ipuaçu

Na última semana, foi realizada em Ipuaçu, mais uma oficina prática de capacitação do projeto de Artesanato Indígena no centro de múltiplo uso da Aldeia Pinhalzinho, T. I. – Xapecó.

Ministrado pela designer Silvia Baggio, o projeto desenvolvido pela Administração Municipal, em parceria com o Sebrae, tem por objetivo enaltecer a cultura indígena de Ipuaçu, bem como organizar e estimular a produção artesanal para comercialização, conservando e preservando a identidade cultural Kaingang.

A cada oficina os artesãos estão aperfeiçoando seus produtos com novas inspirações, tendências contemporâneas, resgate da identidade cultural e valorização do tramado, trançado e a pintura característica do artesanato indígena Kaingang. Com novas formas, tamanhos, cores e grafismos, os produtos se tornam mais atrativos para comercialização.

Os indígenas confeccionam peneiras, balaios, cestos, bandejas, organizadores, flechas, colares, objetos de decoração e vários outros itens. Todos são feitos manualmente com materiais extraídos da natureza como o cipó, taquara, raízes, sementes, etc.

Além de valorizar a cultura indígena, o projeto torna-se também uma fonte de renda e um cartão postal para o município. Cada artesão tem um cadastro de identificação e todos os objetos produzidos para comercialização levam um selo de identificação com nome do artesão, nome do produto, etnia e valor. Os objetos ficam disponíveis para venda na Casa do Artesanato, na Rua Machado, centro de Ipuaçu.

Informações e foto Ascom PMI