Região

Força-tarefa entre veículos de comunicação do Oeste organiza campanha pela duplicação da BR-282

Uma força-tarefa, composta por veículos de comunicação do Oeste de Santa Catarina, se reuniu para organizar uma campanha em prol da duplicação da BR-282. A ação é uma iniciativa do Grupo Condá de Comunicação e recebeu apoio de parceiros de todos os municípios localizados às margens da rodovia.

Para marcar o início da ação, intitulada Duplicação da BR-282: O Oeste não pode esperar, uma reportagem especial foi realizada hoje pelas emissoras que aderiram a campanha. No Atualidades, divulgamos depoimentos de empresários, lideranças e parlamentares, falando sobre a importância dessa rodovia.

A campanha foi lançada pela rádio Condá FM e ClicRDC Play, com apoio das demais rádios do Grupo Condá de Comunicação – Oeste Capital FM e Sonora FM. O programa também terá apoio da Rede Peperi, de São Miguel do Oeste; Rádio Catarinense, Rádio Antena 100 e Rádio Band FM, de Joaçaba; Rádio Cultura, de Campos Novos; Rádio Cultura, de Xaxim; Lance Notícias, Canal Ideal, Princesa AM e 101.3 FM, de Xanxerê; Alternativa FM, de Faxinal dos Guedes; Jornal Sul Brasil, NDTV Record e Rádio Clube de Chapecó, Rádio Líder e Wh Comunicação de Maravilha; Atual FM, de Concórdia; Rádio Clube 104.3, de São Domingos.

Importância da BR-282

A BR-282 é uma das principais rodovias que cruzam todo o Estado de Santa Catarina. Ela inicia na capital Florianópolis, e segue até o município de Paraíso, no Extremo-Oeste – que faz divisa com a Argentina. É uma rodovia transversal, de pista simples, fundamental para economia e cultura de Santa Catarina.

A via é extremamente relevante para conectar a região Oeste à todo o Estado, e também ao país vizinho. O deslocamento das principais atividades para o desenvolvimento econômico, social e infraestrutural do Oeste acontece através da BR-282.

Forte no agronegócio, o Oeste catarinense depende principalmente desta rodovia para fazer o escoamento de toda a produção. Por ela, circulam milhões de reais por dia. Na área da saúde, os principais hospitais referência do Oeste recebem pacientes de municípios menores ou de outras regiões através de ambulâncias que circulam na BR-282.

Conhecida como corredor do Mercosul, a rodovia também é fundamental para o turismo. É através dela que viajantes de Santa Catarina, de todo o Brasil e da América Latina têm fácil acesso às belezas e atrações turísticas do Oeste catarinense.

As atuais condições da BR-282 favorecem o acontecimento de acidentes, aumentam o tempo de deslocamento e desfavorecem o crescimento do Oeste catarinense. Devido a este fato, a duplicação da rodovia torna-se necessária para Santa Catarina.