China suspende novamente importação de carne suína de frigorífico de Chapecó Destaque

By Janeiro 05, 2021 499 0

China suspendeu as importações de carne suína de uma fábrica operada pela Aurora Alimentos em Santa Catarina, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em nota, nesta segunda-feira (04).

De acordo com um documento disponível no site da Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês), a unidade suspensa tem o número de registro SIF 3548, que é referente a uma planta da cooperativa localizada na cidade de Chapecó (SC).

Ministério da Agricultura do Brasil disse que foi informado pelas autoridades chinesas sobre a suspensão no dia 28 de dezembro e que, na ocasião, "foram solicitadas informações sobre os casos de Covid-19 no estabelecimento".

A ABPA afirma que está ajudando a Aurora e o Ministério da Agricultura a prestarem esclarecimentos às autoridades chinesas para que a proibição seja revertida. Não há informações sobre o prazo de vigência da suspensão.

"A ABPA ressalta que se trata de uma situação pontual e pretérita", disse a entidade. "Todas as informações e demonstrações de boas práticas da cooperativa --que segue os rígidos protocolos setoriais e oficiais referentes à Covid-19 - foram detalhadamente demonstradas às autoridades chinesas."

Suspensões em 2020

Desde o início da pandemia, a China já suspendeu as importações de 11 frigoríficos e 1 unidade de pescados do Brasil, por preocupações com a Covid-19.

Desse total, já foram reestabelecidas as exportações das unidades da BRF em Dourados e Lajeado, da Marfrig em Várzea Grande, da Minerva em Barretos, da empresa Monteiro Indústria de Pescados e da processadora de carne Agra.

Em alguns desses casos, o país asiático alegou ter encontrado traços do coronavírus nas embalagens das carnes brasileiras.

Neste momento, entretanto, 5 frigoríficos ainda estão suspensos de exportar para a China. São eles:

JBS, de Passo Fundo (RS) – carne de frango;

Minuano, de Lajeado (RS) – carne de frango;

JBS, de Três Passos (RS) – carne suína;

Aurora, de Xaxim (SC) - carne de frango;

Aurora, de Chapecó (SC) -- carne suína.

Informações G1 SC - Foto: EPTV/Reprodução

(1 Votar)