Destaques Geral

IBGE está em campo em São Domingos: entenda a visita dos agentes

IBGE está em campo em São Domingos: entenda a visita dos agentes

IBGE está em campo em São Domingos: entenda a visita dos agentes

O departamento de jornalismo da Rádio Clube São Domingos foi procurado por moradores do município nesta quinta-feira (10), preocupados com a presença de pessoas desconhecidas circulando por bairros e abordando residências. A dúvida era se se tratava realmente de representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ou de possíveis golpistas tentando aplicar fraudes.

Após contato com a equipe do IBGE de São Lourenço do Oeste, através do chefe de agência Vilmar Luiz Drey, foi confirmado que dois agentes do Instituto estão sim realizando trabalhos oficiais em São Domingos. A ação faz parte da atualização do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), que serve de base para diversas pesquisas do IBGE, como o Censo e a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Segundo o IBGE, o trabalho atual não é uma nova pesquisa domiciliar, mas sim uma atualização cadastral para verificar mudanças nos endereços desde o último censo. Nesta etapa, os agentes estão visitando imóveis em setores específicos da zona urbana e rural do município para atualizar os dados de localização das residências.

A próxima etapa será realizada em aproximadamente dois a três meses, com o início da PNAD, onde 14 domicílios selecionados aleatoriamente pelo sistema central do IBGE no Rio de Janeiro serão entrevistados. A pesquisa investigará temas como trabalho, emprego e renda, com base em amostragem estatística.

A Rádio Clube reforça que os agentes do IBGE estão devidamente identificados, com crachá, colete e tablet institucional. Em caso de dúvida, o cidadão pode confirmar a identidade do entrevistador através do site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 8181.

A orientação do IBGE é que a população colabore com o trabalho dos recenseadores, que é fundamental para o planejamento de políticas públicas. Ao mesmo tempo, é importante manter a atenção e denunciar qualquer abordagem suspeita às autoridades competentes.