Na manhã de hoje (04), o Hospital Regional do Oeste, de Chapecó, emitiu uma nota desmentindo áudios que circulam em grupos de WhatsApp. As informações falsas que circulam é com relação a possibilidade de morte de pacientes com Covid-19 por falta de oxigênio e leitos de UTI, além da impossibilidade de transferência das pessoas para outras regiões ou estados. A direção do hospital esclarece que a informação é inverídica.
Confira, na íntegra, a nota:
“A direção do Hospital Regional do Oeste (HRO) esclarece que são completamente inverídicas as informações veiculadas por meio de áudio, em alguns grupos de WhatsApp e de autoria de um suposto Dr. Kleber, sobre a possibilidade de morte de pacientes de Covid-19, nos próximos 15 ou 20 dias, por falta de oxigênio, leitos de UTI, e na impossibilidade de transferências para outras regiões ou Estados.
O abastecimento de oxigênio está normalizado (NF Anexa), a ampliação da oferta de leitos de UTI está sendo gestionada entre a instituição, o Gestor Pleno de Saúde (que é o Município de Chapecó) e o Governo Estadual – conforme amplamente noticiado nos últimos dias. Quanto à transferência de pacientes, cabe ao Sistema de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde administrar e definir os encaminhamentos, ressaltando-se que, por conta disso, o HRO já recebeu pacientes de outras regiões de SC.
Por fim, a Direção do HRO, adverte que provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto, configura crime e os responsáveis poderão responder criminalmente”.