O Governo do Estado celebra o aumento de 144% no número de cirurgias eletivas pediátricas realizadas no Hospital da Criança Augusta Muller Bohner, em Chapecó. O marco foi alcançado um ano após a assinatura do Protocolo de Intenções que transferiu a gestão do município para o Estado, ampliando os serviços oferecidos pela unidade.
Com essa mudança, o hospital se tornou referência em cirurgias de baixa e média complexidade para crianças de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, atendendo 49 municípios da macrorregião Oeste. Antes, a unidade atendia apenas pacientes de Chapecó com idade até 12 anos.
Entre junho e outubro de 2024, foram realizadas 547 cirurgias eletivas pediátricas, comparadas a 224 nos primeiros cinco meses do ano. Além do aumento na quantidade de procedimentos, houve a inclusão de novas especialidades, como ortopedia e bucomaxilofacial, além do sobreaviso para urgências em cirurgia geral e anestesia.
A diretora geral do Hospital da Criança, Jaqueline Mazoni, destaca a ampliação da estrutura e a aprovação de um projeto para novos leitos. Atualmente, o hospital conta com 51 leitos de internação, sendo 32 de clínica médica pediátrica e 19 de clínica cirúrgica pediátrica.
A unidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com uma equipe de 200 profissionais, oferecendo exames de imagem, análises clínicas laboratoriais, eletrocardiograma e ultrassonografia. O Pronto Socorro, também em operação contínua, atende emergências e urgências, dispondo de consultórios médicos, leitos de observação e salas de emergência e procedimentos.
Com a ampliação dos serviços, o Hospital da Criança reafirma seu compromisso de oferecer atendimento de qualidade e se consolidar como referência no cuidado pediátrico para toda a região Oeste de Santa Catarina.