A Polícia Militar atendeu 11 ocorrências em Xanxerê entre as 18h de quinta-feira (9) e às 6h desta sexta-feira (10). O destaque foi um caso de confronto violento na Rua dos Pinhais, bairro Bortolon, que terminou com um homem morto e um policial ferido.
Por volta das 22h40, a guarnição foi acionada para uma ocorrência de perturbação do sossego. No local, quatro homens aparentavam estar embriagados e reagiram de forma agressiva à abordagem policial. Após receberem ordens para cessar o barulho, dois deles se recusaram e partiram para cima dos agentes, obrigando o uso de cassetetes para defesa.
A situação escalou quando os agressores atiraram tijolos contra os policiais. Para conter a violência, foi utilizado armamento não letal, através de disparos de balas de borracha, mas as investidas continuaram. Um dos policiais foi atingido por tijolos na cabeça e no olho esquerdo, levando à necessidade de uso de força letal. Dois disparos atingiram um dos agressores, de 27 anos, que foi socorrido, mas faleceu no hospital.
Outro homem, também de 27 anos, foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil. O policial ferido recebeu atendimento médico e foi liberado durante a madrugada.
Segundo a Polícia Militar, o homem que morreu já tinha antecedentes por desobediência, resistência e desacato. A ocorrência mobilizou reforços para garantir o controle da situação.