Destaques Esportes

Grêmio e Internacional unem cores em campanha por reconstrução do RS

Fotos Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Grêmio e Internacional lançaram ontem terça-feira (21), a campanha “Jogando Junto – Pela Reconstrução do RS”. A iniciativa com apoio do governo do estado une as cores e os símbolos dos dois maiores clubes gaúchos para ajudar as pessoas afetadas pelas enchentes. Antes mesmo do lançamento oficial, a campanha já viabilizou R$ 28,4 milhões em dinheiro e insumos.

O objetivo principal é estimular a doação de empresas para a reconstrução do estado. Inter e Grêmio cederão espaços em suas propriedades comerciais para companhias que doarem dinheiro, abrirem linhas de crédito, cederem materiais ou bonificarem produtos para famílias ou pequenos comerciantes das regiões afetadas pelas enchentes.

As doações podem ser feitas diretamente às famílias afetadas, a pequenas e médias empresas ou a entidades que direcionem a ajuda para a retomada de atividades produtivas. Além de contribuições financeiras, o auxílio poderá ocorrer por meio da concessão de crédito, descontos e outros benefícios.

As empresas que aderirem ao projeto terão exposição das marcas nos uniformes e em propriedades digitais e físicas de Grêmio e Inter até o fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, a depender do volume de investimento e colaboração.

Azul + vermelho = roxo

O grande símbolo da campanha é a cor roxa, resultado da junção de azul e vermelho, além da logomarca que simboliza um aperto de mãos entre os dois rivais.

“A causa nesse momento é muito maior do que o futebol. Estamos falando de construir uma rede de parceiros e contribuir com a vida de milhares de gaúchos, numa reconstrução que vai exigir um grande esforço coletivo”, destacou o presidente do Grêmio, Alberto Guerra.

“Devemos usar a nossa força como clube para ajudar. Essa é a importância desse projeto, usar a força da rivalidade Gre-Nal para o bem, para auxiliar, para reconstruir o nosso Rio Grande do Sul. Por isso, fazemos um apelo às grandes empresas e outros clubes do país que joguem junto e ajudem o estado a se reerguer”, pediu o presidente do Inter, Alessandro Barcellos.

Gestão dos recursos

O governador Eduardo Leite explicou que os valores arrecadados não serão destinados ao governo do estado. “Esta é uma iniciativa da sociedade civil, a partir dos clubes esportivos. Inclusive, as marcas podem fazer a doação diretamente. O que os clubes vão fazer é ajudar a divulgar para potencializar essas iniciativas. Eles utilizarão sua capacidade mobilizadora, audiência e visibilidade”, explicou.

A Central Única das Favelas (Cufa) foi escolhida pela dupla Gre-Nal como ente que centralizará e receberá as contribuições, caso o apoiador não tenha escolhido uma destinação específica.

Enchentes no RS

As enchentes no Rio Grande do Sul já afetaram 467 dos 496 municípios do estado. São 161 mortes confirmadas até a manhã desta quarta-feira, dia 22, conforme dados da Defesa Civil. Há 82 desaparecidos, mais de 71 mil pessoas estão em abrigos e 581 mil desalojadas (em casas de parentes ou amigos). Ao todo, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas.

Informações Oeste Mais