Destaques Município Região

FAIC não será realizada em 2026, afirma prefeito de São Domingos

FAIC não será realizada em 2026, afirma prefeito de São Domingos

FAIC não será realizada em 2026, afirma prefeito de São Domingos – foto Arquivo/ascom

Durante entrevista ao programa Bom Dia Clube na manhã desta quinta-feira (12), o prefeito de São Domingos, Marcio Grosbelli, confirmou que a FAIC — Feira Agropecuária, Artesanal, Industrial e Comercial — não será realizada neste ano.

Segundo o prefeito, havia interesse da administração municipal em promover uma nova edição da feira, que nas últimas realizações registrou números históricos de público e expositores, além de ampla participação do comércio local. No entanto, a decisão foi tomada após a continuidade de um processo em tramitação no Ministério Público.

De acordo com Grosbelli, a investigação foi aberta a partir de denúncia apresentada pelo padre Osni de Sousa, que apontou possíveis impactos sociais, ambientais e estruturais decorrentes da realização da feira na Praça Municipal Germano Griss. Entre os questionamentos estariam alegações sobre prejuízos ao comércio local, instituições e uso de recursos públicos.

O prefeito destacou que o processo não corre em segredo de Justiça e segue em andamento. Conforme explicou, a administração optou por não avançar na organização da feira para evitar riscos jurídicos e financeiros ao município. “Não podemos assumir compromissos com empresas, contratar shows e iniciar licitações correndo o risco de uma decisão judicial suspender o evento mais adiante”, afirmou.

Grosbelli disse não concordar com os argumentos apresentados na denúncia e afirmou que, conforme levantamentos realizados nas edições anteriores, a feira teria gerado movimentação econômica positiva para o município. Segundo ele, comerciantes e expositores teriam registrado lucro e aprovado a organização do evento.

Ainda durante a entrevista, o prefeito afirmou que o município aguardará a conclusão do processo para avaliar a possibilidade de retomar a feira em edições futuras. Ele também mencionou que outras ações e anúncios de obras deverão ser divulgados nos próximos dias pela administração municipal.