A Polícia Civil de Xanxerê, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PC SC), com o apoio de policiais civis das Comarcas de Xanxerê, Xaxim, Abelardo Luz, Ponte Serrada, NOC de 16º DRP de Xanxerê e SaerFron de Chapecó, deflagrou na manhã de hoje (08) a Operação denominada DESCARRILHO. Estão sendo cumpridos 14 mandados, sendo 10 de Prisões Preventivas e quatro de Busca e Apreensão, todos no município de Xanxerê.
Segundo o Delegado Vinicius Buratto Iunes, titular da DIC e coordenador dos trabalhos, todos os Mandados foram solicitados pela Equipe da DIC, tendo obtido parecer favorável do Ministério Público e decretados pelo Poder Judiciário da Comarca de Xanxerê. O objetivo é efetuar o combate a uma organização criminosa que age dentro e fora dos Presídios.
De acordo com as diligências, em Xanxerê eles haviam criado um grupo de whatsApp para tratar de assuntos relacionadas à facção criminosa e ao cometimento de crimes no município. Na descrição do citado grupo no WhatsApp e por alguns dos investigados, era utilizado a figura de um trem para identificá-los, tendo sido este o motivo do nome dado a operação, que faz alusão ao trem fora dos trilhos.
Como resultado da operação, houve o cumprimento de oito Mandados de Prisões Preventivas, e quatro de Busca e Apreensão, apreensão de drogas, telefones celulares. Dois dos investigados estão foragidos da Justiça, não tendo sido possível, prendê-los, até o presente momento. Os demais presos estão à disposição da Justiça.
A operação contou com 25 policiais civis, seis viaturas, setor de canil e helicóptero da Polícia Civil.
Informações e foto Polícia