Geral

Deputado Moacir Sopelsa assume interinamente o governo de Santa Catarina pelos próximos 30 dias

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Moacir Sopelsa, é o governador interino do Estado pelos próximos 30 dias. A cerimônia de posse ocorreu na manhã deste sábado (03), com a presença de autoridades políticas de diversas regiões, secretários de Estado, chefes de poderes e convidados, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

Já licenciado do cargo, Carlos Moisés desejou a Sopelsa sucesso na missão frente ao comando do Estado, e evidenciou que o ato é um gesto que representa o respeito e a  harmonia entre os poderes e a certeza de que Santa Catarina estará em boas mãos. Moisés seguirá a agenda política como candidato à reeleição.

Aos 76 anos de idade, no posto de governador interino do Estado, Moacir Sopelsa, coroa uma trajetória política com seis legislaturas consecutivas, mandato de vereador e prefeito no município natal de Concórdia e atuações como secretário de Estado da Agricultura e adjunto da Casa Civil do Governo catarinense.

QUEM É MOACIR SOPELSA

Moacir Sopelsa nasceu em Concórdia, no Oeste catarinense, em 6 de setembro de 1946. É um dos deputados mais experientes da Alesc, com seis legislaturas consecutivas.

É agropecuarista e atuou como dirigente de entidades representativas da suinocultura, como a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).

Ingressou na vida política em 1982, quando foi eleito vereador em Concórdia. Nos anos 1980, foi secretário municipal da Agricultura, Indústria e Comércio.

Em 1992, elegeu-se prefeito de Concórdia, para o mandato 1993-1996. Em 1997, atuou como secretário-adjunto da Casa Civil de Santa Catarina. Em 1998, candidatou-se a deputado estadual e foi eleito para o primeiro mandato, com 19.484 votos. Desde então, sempre se reelegeu para o cargo, conquistando seis mandatos. Foi duas vezes secretário de Estado da Agricultura, entre os anos de 2003 e 2006, e de  2015 a 2018.

Na Alesc, foi presidente das comissões permanentes e no biênio 2011-2013, ocupou a 1ª Vice-Presidência. Também foi líder da bancada do MDB, em 2014.

É o filho primogênito de Faustino Sopelsa e de Diamantina Michelin Sopelsa, numa família com seis irmãos. É casado com Valentina Terezinha Sopelsa, com quem teve três filhas, Vivian, Andiara e Vanessa, mãe de Sofia, a única neta.