Durante o dia de hoje (24), a coordenadoria regional da Defesa Civil esteve em São Domingos, no Centro de Eventos, realizando uma atividade diferenciada com os alunos das escolas João Roberto Moreira, Arlindo Barbiero e Gênova Palma Nunes. As crianças que fazem parte dos sextos e sétimos anos vem participando do programa Defesa Civil na Escola desde o mês de abril e a atividade de hoje faz parte desse aprendizado.
Os alunos tiveram a oportunidade de conversar com a equipe da Defesa Civil, conhecer melhor seu papel e trabalho, quais são os desastres que acometem nossa região, bem como esclarecer suas dúvidas com relação a prevenção e atuação em caso de eventos extremos. Segundo o coordenador regional Luciano Peri, a prevenção é a melhor forma de minimizar os efeitos em casos de desastres. Por isso essa atividade contempla 80 horas de formação aos professores e 40 horas de atividades com os alunos. Até o final do ano, será realizada a formatura dos que participaram do programa.
Peri ainda reforça que o objetivo dessas ações são conscientizar a comunidade, para que saibam como atuar em caso de algum desastre, principalmente na atuação e percepção de riscos. Ele ainda destaca que 52% dos eventos adversos de Santa Catarina acontecem no Oeste, sendo 26,2% deles na regional de Xanxerê, que contempla 20 municípios. Além disso, somos a segunda maior região do mundo propensa a eventos severos, como tempestades, tornados, vendavais, entre outros, por isso a importância de atuar na prevenção.
O evento de hoje inclusive contou com a presença do Radar, mascote da Defesa Civil. Também houve a presença do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de São Domingos.