A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na tarde de hoje (14), por meio de nota, a passagem de um tornado em Guatambu.
Entre a noite de segunda-feira (13) e madrugada de terça-feira (14), a passagem de uma frente fria, combinada com o escoamento de umidade e presença de instabilidade, provocaram tempestades severas no estado de Santa Catarina. Até o momento foram relatados eventos de granizo, chuva forte e rajadas intensas de vento e ocorrências como alagamentos e destelhamentos, principalmente nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste.
Segundo a Defesa Civil, os municípios mais afetados durante a noite e madrugada foram Itá, Concórdia, Joaçaba, Chapecó e Guatambu, onde foram registradas intensas rajadas de vento que ocasionaram destelhamentos e destruição de edificações. A Defesa Civil classificou o evento ocorrido em Guatambu, às 23h, como tornado.
Nas imagens de radar é possível notar o deslocamento de uma supercélula, com características tornádicas, entre às 22h50 e 23h15, sobre o município de Guatambu e vizinhanças. Em sua assinatura, a célula apresenta um gancho, notado no campo de refletividade, bem como uma rotação, indicada pela presença de mesociclones no produto de Indicativo de Tempestade Severa (SWI) do Radar Meteorológico de Chapecó.
Entre os danos registrados, houve o destelhamento quase completo de algumas estruturas, telhados arremessados e árvores partidas. Com base nos registros dos danos enviados para a Defesa Civil de SC e as imagens de radar e satélite analisadas, é possível afirmar a ocorrência de um tornado no município de Guatambu, por volta das 23h de segunda-feira (13).
Informações e fotos Defesa Civil