Destaques Saúde

Confirmado quarto óbito por Chikungunya em Xanxerê

Confirmado quarto óbito por Chikungunya em Xanxerê

Confirmado quarto óbito por Chikungunya em Xanxerê

A Vigilância Epidemiológica de Xanxerê confirmou, nesta quinta-feira (10), o quarto óbito relacionado à Chikungunya no município. A vítima é uma idosa de 76 anos, moradora do bairro Santos Dias, que estava internada no Hospital Regional São Paulo. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 29 de março, realizou a coleta de exames em 3 de abril e faleceu no dia 4. O caso estava em análise laboratorial e foi confirmado nesta semana.

De acordo com o boletim epidemiológico atualizado pela Secretaria de Saúde de Xanxerê às 15h desta quinta-feira, o município contabiliza 385 casos positivos de Chikungunya — todos autóctones, ou seja, com transmissão local — além de 2.092 casos notificados como prováveis. Há ainda 60 pessoas aguardando resultado de exame.

No mesmo boletim, a dengue registra 25 casos positivos, todos também autóctones, e um óbito confirmado. No total, o município possui 436 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor tanto da dengue quanto da Chikungunya.

A administração municipal reforça a importância da colaboração da população no combate ao mosquito, eliminando focos de água parada e adotando medidas preventivas. A Secretaria de Saúde também orienta que, ao apresentar sintomas como febre, dor nas articulações, dores musculares e manchas pelo corpo, os pacientes procurem imediatamente a unidade de saúde mais próxima.