Destaques Saúde

Cenário epidemiológico da dengue em SC

aumento alarmante de 900% nos casos de dengue comparados ao mesmo período do ano passado

Aumento alarmante de 900% nos casos de dengue comparados ao mesmo período do ano passado

Nesta quinta-feira (25), o Governo do Estado de Santa Catarina anunciou, em uma coletiva de imprensa, um aumento alarmante de 900% nos casos de dengue comparados ao mesmo período do ano passado. Para enfrentar essa situação, o governo planeja integrar diferentes setores, focando no combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em 2024.

Na coletiva, o governador Jorginho Mello e a vice-governadora Marilisa Boehm destacaram a necessidade de ação imediata devido ao aumento de casos, atribuído ao clima quente e às chuvas. Eles enfatizaram a importância da participação de todos no combate à dengue, incluindo inspeções regulares em residências e locais de trabalho para eliminar criadouros do mosquito.

Além disso, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, ressaltou que a responsabilidade de combater a doença não é apenas do poder público. Todos devem estar envolvidos no esforço de prevenção. Ela também informou que o estado já registrou 4.043 casos prováveis de dengue e um óbito, com mais de cinco mil focos do mosquito identificados em 186 municípios.

A coletiva também abordou os sintomas da dengue e a importância da hidratação adequada no tratamento. O médico e superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi, orientou sobre a ingestão de líquidos e o monitoramento de sinais de alarme em casos de dengue.

Vacina da dengue em SC

Ainda durante a coletiva, a secretária de Saúde destacou o papel da vacina contra a dengue. “Nesse primeiro momento, 13 municípios vão receber doses para crianças de 10 a 14 anos e isso vai acrescentar ao que já estamos planejando de ações para o Estado para prevenir a doença. Mas não é a solução. Ainda assim precisamos desse esforço de todos para não deixar o mosquito nascer”, explica Carmen Zanotto.

A SES ainda aguarda as informações oficiais do Ministério da Saúde sobre a chegada das doses para, então, divulgar como vai acontecer a aplicação da vacina no Estado.

 

Informações Agência Catarinense de Notícias