Motoristas que utilizam a PRC-280, no trecho entre Clevelândia e Mariópolis, no Sudoeste do Paraná, agora contam com o auxílio da tecnologia para enfrentar as barreiras de “pare e siga” devido às obras de restauração da rodovia. Uma câmera de monitoramento foi instalada próximo a Mariópolis, facilitando o planejamento de quem trafega no sentido Pato Branco – Sul do Estado.
A iniciativa foi idealizada por Neto, Paulo e Mano, moradores de Mariópolis, e Jardel, de Palmas. O grupo decidiu instalar a câmera para ajudar a população a acompanhar em tempo real o fluxo de veículos, reduzindo a incerteza e o tempo de espera, que pode ultrapassar duas horas dependendo do tráfego.
Neto explica que a ideia surgiu em meio às dificuldades de locomoção entre as cidades e informações desencontradas em grupos de WhatsApp. “Conversando com amigos, pensamos em uma solução para minimizar os impactos no dia a dia dos usuários da rodovia”, destaca.
O projeto de monitoramento deve ser ampliado para outros pontos da PRC-280 que também estão em obras. Os motoristas podem acessar o site http://pr280.com.br para verificar o fluxo de trânsito em tempo real e se programar melhor antes de pegar a estrada.