Um princípio de incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros na madrugada desta terça-feira (5), na comunidade de Linha Sede Capela, interior de Itapiranga (SC). A ocorrência foi registrada por volta das 4h, a cerca de 10 km do quartel dos bombeiros.
Segundo relato do proprietário, as chamas começaram por volta das 3h, sendo detectadas pelo sistema de alarme do aviário. A energia elétrica já havia sido desligada e tentativas de controle do fogo foram feitas com extintores e uma mangueira utilizada no próprio aviário. No entanto, devido ao avanço rápido do fogo e à grande quantidade de fumaça, foi necessário acionar os bombeiros.
Na chegada da guarnição, o fogo ainda estava confinado dentro da estrutura, o que ajudou a evitar maiores danos. A equipe montou o sistema de combate e iniciou o controle das chamas, seguido do rescaldo. Foram utilizados aproximadamente 4 mil litros de água para a operação, que atingiu cerca de 40 metros da estrutura, com área total de 1.764 m² (126 x 14 metros).
O aviário estava prestes a receber cerca de 22 mil pintainhos. Após a contenção das chamas, foi realizada a ventilação do local com a abertura das cortinas, garantindo a segurança da estrutura.
A rápida ação dos bombeiros evitou que o incêndio tomasse maiores proporções. A causa do início das chamas ainda será apurada.