A Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) completou 127 anos nessa segunda-feira, 21. Desde a sua criação, em 1893, a banda esteve presente nos principais acontecimentos históricos de Santa Catarina. Lembranças de civismo, devoção, patriotismo, comoção e milhares de celebrações. Conhecida como “O Piano Catarinense”, a banda foi declarada patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado de Santa Catarina em 2008.
Além de sua importância para execução de atos solenes do Governo do Estado, o conjunto de músicos formado por policiais militares da ativa e da reserva, participa das mais variadas cerimônias da corporação e ações de cunho social. A banda proporciona a interação da instituição com o público, aproximando ainda mais a PMSC da sociedade.
Tradicionalmente, na data de seu aniversário, o Piano Catarinense presta homenagens às pessoas e instituições que apoiam as atividades realizadas pelo conjunto musical da Polícia Militar. Por conta da pandemia, nesse ano não haverá uma apresentação presencial. No entanto, a Banda decidiu produzir um vídeo institucional para homenagear o seu maior incentivador: o público.
A banda presta sua homenagem contando um pouco de sua história e exaltando todos que fazem ou fizeram parte deste contexto. Integrantes, antigos e atuais, da centenária Banda de Música da Polícia Militar, bem como a todos que apoiaram e auxiliaram na construção de uma história sem fim.
Informações Secom – foto divulgação PMSC