Destaques Região

Avião da Latam sai da pista durante pouso em Chapecó

Avião da Latam sai da pista durante pouso em Chapecó

Avião da Latam sai da pista durante pouso em Chapecó – foto Milena Bender/NDTV Record

Um avião da Latam ultrapassou a pista de pouso e parou na área de grama do Aeroporto Serafin Enoss Bertaso, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na noite de segunda-feira (31). A aeronave transportava 107 passageiros e cinco tripulantes. O incidente ocorreu sob forte chuva.

De acordo com a Latam, todos os passageiros desembarcaram em segurança e ninguém ficou ferido.

Aeroporto segue fechado

Na manhã desta terça-feira (1º), a concessionária Voe Xap informou que o aeroporto permanece fechado para pousos e decolagens. Passageiros com voos programados para hoje devem entrar em contato com as companhias aéreas para obter informações atualizadas.

Voos cancelados

A Latam comunicou o cancelamento de cinco voos em decorrência do ocorrido. São eles:

  • LA3278 (São Paulo/Guarulhos – Chapecó), em 01/04
  • LA3279 (Chapecó – São Paulo/Guarulhos), em 01/04
  • LA3822 (São Paulo/Guarulhos – Chapecó), em 01/04
  • LA3823 (Chapecó – São Paulo/Guarulhos), em 01/04

A empresa informou que está prestando toda a assistência necessária aos passageiros e funcionários, e que comunicará sobre a retomada das operações assim que possível.

Remoção da aeronave

Equipes da Voe Xap e da Latam trabalham na remoção da aeronave e na liberação da pista para restabelecer os voos no aeroporto.

Relato de momentos de tensão a bordo

O voo partiu de São Paulo por volta das 17h40 e enfrentou turbulência desde a decolagem. Segundo os passageiros, o piloto tentou pousar por volta das 19h10, mas precisou arremeter devido às más condições do tempo.

Após sobrevoar a região por alguns minutos, o comandante anunciou que, caso a situação não melhorasse, retornaria a Guarulhos. A segunda tentativa de pouso também foi frustrada, aumentando o nervosismo dos passageiros.

Na terceira tentativa, o avião pousou com sucesso, sendo recebido com aplausos. No entanto, o desembarque foi lento, pois a retirada das bagagens ocorreu de forma gradual e os ônibus para transporte dos passageiros demoraram a chegar. Apesar do susto, todos deixaram a aeronave em segurança.

 

Informações ND Mais