O Ministério da Infraestrutura assinou nesta quinta-feira (09), contratos de autorização para a construção de uma ferrovia entre os municípios de Chapecó (SC) e Cascavel (PR). A Ferroeste manifestou interesse no trecho de 286 quilômetros, com projeção de investimento privado de aproximadamente R$ 6 bilhões. A expectativa é que sejam abertas mais de 120 mil vagas de trabalho.
A iniciativa é por meio do Programa de Autorizações Ferroviárias (Pro Trilhos), criado por meio da Medida Provisória nº 1.065/21, que instaura o instituto da outorga por autorização para o setor ferroviário, permitindo a livre iniciativa no mercado ferroviário, que o setor privado possa construir e operar ferrovias, ramais, pátios e terminais ferroviários.
O Pro Trilhos visa aumentar a atratividade do setor privado para realizar investimentos em ferrovias, sejam elas greenfields (novos empreendimentos – ferrovias executadas a partir do “zero”) ou brownfields (empreendimento que utilizará ferrovia já existente, pelo menos em parte da extensão desejada).
Até o momento, o Ministério da Infraestrutura recebeu 36 requerimentos de autorização ferroviária, perfazendo 7.780 novos km de ferrovias e investimentos na ordem de R$ 115 bilhões. A expectativa é que sejam criados dois milhões de novos postos de trabalho diretos e indiretos, além da diminuição do custo de transporte, da emissão de CO² e a modernização da malha ferroviária nacional.
Para o senador catarinense Jorginho Mello, o modelo de acelerar ferrovias resolve um problema antigo de Santa Catarina, que é o transporte de matéria-prima, principalmente milho, às indústrias de criação de animais e de produção de alimentos sediadas no Oeste.
“Além de dar mais agilidade na circulação de produtos, com a ferrovia boa parte das carretas carregadas de cereais deixariam de circular pelas rodovias, desafogando o trânsito, aumentando a segurança viária e reduzindo custos”.
Informações Oeste Mais