A Ambev, dona de marcas de cerveja como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois, vai aumentar o preço dos produtos a partir deste sábado (02). A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) confirmou o aumento de preços e afirmou que o reajuste deve vir alinhado com a inflação acumulada nos últimos 12 meses, em torno de 10%.
No comunicado enviado a clientes e distribuidores, a cervejaria – que concentra 60% de participação de mercado no país – afirma que o reajuste vai seguir, “em linhas gerais, a variação da inflação, variação de custos, câmbio e carga tributária”.
O documento diz, ainda, que “os reajustes podem variar entre regiões, marcas, embalagens e segmentos”.
“Reforçamos o nosso compromisso com a competitividade das nossas marcas no mercado, visando sempre a boa performance do volume de vendas da indústria”, ressalta a Ambev no comunicado.
O mercado de cerveja está estagnado: segundo a consultoria Euromonitor, este ano a venda de cervejas no Brasil deve atingir R$ 197,97 bilhões, uma alta nominal de 7,3% sobre 2020, sem descontar a inflação.
Na opinião de Marcelo Balloti Monteiro, analista do setor de bebidas da Lafis Consultoria, a pressão de custos está bastante elevada, em especial, de matéria-prima e energia.
— Mas, em um primeiro momento, o impacto do aumento de preços deve ser menor na demanda, porque ocorre em um momento de retomada de diversos eventos e com a aproximação das festas de fim de ano — afirma.
Informações NSC Total