Agricultura Destaques

AMAI participa de audiência pública na Alesc em defesa dos produtores de leite

AMAI participa de audiência pública na Alesc em defesa dos produtores de leite

AMAI participa de audiência pública na Alesc em defesa dos produtores de leite – foto Ascom

A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) marcou presença na audiência pública realizada nesta quarta-feira (12) pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para debater a crise que atinge a cadeia leiteira em todo o Estado. O presidente da AMAI e prefeito de Xaxim, Edilson Folle (Chico Folle), representou a entidade e passou a compor oficialmente a comissão estadual criada para acompanhar e propor medidas de apoio aos produtores.

O encontro, promovido pela Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, presidida pelo deputado Altair Silva, em conjunto com o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia, reuniu parlamentares, entidades do agronegócio — como Faesc, Ocesc, Sindileite e cooperativas — além de produtores de diversas regiões catarinenses. O Auditório Antonieta de Barros ficou completamente lotado, com agricultores usando adesivos com a frase “Luto pelo Leite”, simbolizando a mobilização e a urgência por soluções.

Entre os principais problemas apresentados pelos produtores estão a queda expressiva no preço pago pelo litro de leite — que passou de R$ 2,40 para menos de R$ 1,80 —, o aumento dos custos de produção e a concorrência das importações de países do Mercosul. No debate, foram levantadas propostas como restrições às importações, apoio financeiro emergencial, incentivo à industrialização e agregação de valor ao leite catarinense, além da aprovação de projetos que impeçam a reconstituição e comercialização de leite fluido a partir de leite em pó importado.

Como encaminhamento, foi formalizada a criação de uma comissão estadual de acompanhamento, composta pelos deputados Altair Silva e Oscar Gutz, pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedroso, pela presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, pelo secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini, pelo deputado federal Valdir Cobalchini e pelo prefeito Chico Folle, representando a AMAI e os municípios do Oeste.

A presença de Chico Folle na comissão reforça o posicionamento da AMAI na defesa dos produtores rurais e na busca por soluções que assegurem renda, dignidade e sustentabilidade à cadeia leiteira — um setor fundamental para a economia e o desenvolvimento do Oeste catarinense.