A Receita Federal vai liberar, na próxima sexta-feira, dia 28 de novembro, um novo lote residual de restituições do Imposto de Renda. O pagamento é destinado aos contribuintes que tiveram a liberação atrasada, seja por terem enviado a declaração fora do prazo oficial ou por terem caído na malha fina e posteriormente regularizado a situação.
Em Santa Catarina, 12.660 pessoas serão contempladas, totalizando R$ 23,8 milhões em restituições.
A consulta para saber se o contribuinte está incluído neste lote poderá ser feita a partir desta sexta-feira (21), de forma gratuita, no site da Receita Federal. Basta acessar a área “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”.
A Receita também disponibiliza um aplicativo para smartphones e tablets que permite verificar diretamente a situação da restituição nas bases do órgão. O depósito será feito exclusivamente na conta bancária informada na declaração. Em caso de erro nas informações bancárias, o contribuinte pode solicitar novo agendamento de pagamento junto ao Banco do Brasil.
Caso a restituição não seja sacada no período de um ano, é necessário fazer uma solicitação pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
Neste ano, os pagamentos regulares ocorreram em cinco lotes, encerrados em 30 de setembro. Em 2025, Santa Catarina registrou 2.222.230 declarações enviadas à Receita Federal.
Informações Rádio Centro Oeste

