Destaques Saúde

SC amplia proteção contra meningite com nova vacina para crianças

SC amplia proteção contra meningite com nova vacina para crianças

SC amplia proteção contra meningite com nova vacina para crianças – Foto: Josiane da Costa / SES

A partir desta terça-feira, 1º de julho, Santa Catarina inicia a aplicação da vacina meningocócica ACWY como dose de reforço para crianças de 12 meses de idade. A medida, viabilizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa ampliar a proteção de crianças contra formas graves da doença meningocócica, contribuindo para a redução de casos e internações por infecções causadas por diferentes sorogrupos da bactéria do meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Com a mudança, o novo esquema vacinal passa a ser composto por duas doses da vacina meningocócica C (conjugada), sendo a primeira dose aplicada aos 3 meses, a segunda dose aos 5 meses de idade e a dose de reforço aos 12 meses com a vacina meningocócica ACWY. Além disso, se mantém a aplicação desta vacina nos adolescentes entre 11 a 14 anos de idade.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), a nova orientação substitui o reforço anterior com a vacina meningocócica C (conjugada), que protege apenas contra o sorogrupo C. Com a introdução da vacina ACWY, espera-se ampliar a cobertura imunológica infantil diante da circulação de outros sorogrupos no estado.

“A vacina já era ofertada para adolescentes. Agora, com a inclusão no calendário de rotina para crianças de um ano, reforça a importância da prevenção desde os primeiros anos de vida e também para manter a caderneta de vacinação atualizada. As vacinas estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde mais próximos para garantir a proteção das crianças”, destaca João Augusto Fuck, diretor da DIVE.

As crianças que já receberam o esquema vacinal completo com a meningocócica C, incluindo o reforço, são consideradas devidamente imunizadas, não sendo necessário novo reforço com a ACWY. Já aquelas que não receberam o reforço aos 12 meses poderão se vacinar até os quatro anos.

A meningite meningocócica é uma doença grave, de evolução rápida, que pode levar à morte ou deixar sequelas. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos, manchas roxas na pele e sonolência. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção.

A alteração faz parte das estratégias de enfrentamento das meningites no Brasil, alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde até 2030.