Destaques Município

CRAS de São Domingos realiza atividade com foco em projeto de vida e vocação profissional

CRAS de São Domingos realiza atividade com foco em projeto de vida e vocação profissional

CRAS de São Domingos realiza atividade com foco em projeto de vida e vocação profissional

Mais de 200 adolescentes de São Domingos participaram, nesta quarta-feira (24), de uma palestra voltada à preparação para o mercado de trabalho. A ação faz parte do projeto Inovação e Desenvolvimento: um cuidado aos laços familiares e à vida da criança e do adolescente, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o CRAS e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina.

A atividade integra um conjunto de ações previstas ao longo do ano, com foco em diferentes públicos — incluindo pais, profissionais e estudantes. Nesta etapa, o encontro reuniu alunos do 8º ano ao 3º ano do Ensino Médio, em um momento de escuta, reflexão e incentivo à construção de um projeto de vida.

O palestrante Antônio Sérgio, responsável pela condução da atividade, destacou a importância de não subestimar os jovens e de oferecer ferramentas que os ajudem a traçar caminhos para o futuro. “Muitos acreditam que nossos adolescentes não têm perspectiva, mas quando começamos a falar de profissões, faculdade e primeiro emprego, percebemos o quanto eles estão inquietos e sedentos por mudança”, afirmou. Além de compartilhar experiências, ele aplicou um teste vocacional, ajudando os estudantes a refletirem sobre suas aptidões e objetivos.

Sérgio também reforçou a importância da presença dos pais nesse processo. “Mesmo que você não saiba ajudar com os deveres, o simples fato de acompanhar, de mostrar interesse, já muda tudo. Lutar para que seu filho seja melhor do que você foi é o verdadeiro legado”, afirmou.

A psicóloga Rosilaine, do CRAS, ressaltou que o projeto tem base em um edital de chamamento público da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, e foi cuidadosamente construído em conjunto com várias instituições. “O foco hoje foi o adolescente, mas ao longo do ano teremos outros momentos com as famílias, escolas e profissionais. Estamos incentivando os jovens a olhar para si mesmos e fazer escolhas que os surpreendam positivamente no futuro”, destacou.

Mary, que também integra a equipe técnica do CRAS, avaliou positivamente a adesão das escolas e o envolvimento dos participantes. “Falamos sobre primeiro emprego, jovem aprendiz, projeto de vida e formação profissional. Foi um momento de troca, de descobertas e, acima de tudo, de incentivo. Estamos plantando sementes para que, no futuro, tenhamos adultos mais preparados, conscientes e engajados com o desenvolvimento da nossa sociedade”, concluiu.

O projeto segue ao longo do ano com novas atividades voltadas à formação cidadã, familiar e profissional de crianças, adolescentes e seus núcleos familiares.