O Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, ampliou sua capacidade de atendimento com a ativação de 10 novos leitos de UTI adulto nesta semana. Com essa expansão, a unidade passa a contar com 30 leitos de UTI adulto, 10 pediátricos e 10 neonatais, além da unidade de cuidados intermediários (Ucinco).
A Secretaria de Estado da Saúde assumirá integralmente os custos dos leitos até que sejam habilitados pelo Ministério da Saúde, garantindo o funcionamento imediato. O investimento busca reduzir a fila de espera e aumentar a realização de cirurgias na região.
A nova estrutura também será fundamental para atender a Alta Complexidade em Cardiologia, que em breve será habilitada no HRO. Para isso, foi contratada uma equipe especializada, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem.
Os leitos recém-abertos permitirão não apenas atender pacientes em estado grave, como aqueles com pneumonia e outras doenças clínicas, mas também otimizar o fluxo cirúrgico, ampliando os procedimentos de grande porte.
A expansão faz parte de um conjunto de melhorias que buscam oferecer atendimento de excelência aos mais de 1,5 milhão de pacientes atendidos pelo hospital em 130 municípios do Oeste catarinense.