Em uma sessão marcada por forte esquema de segurança e grande comoção, o Tribunal do Júri de Campo Erê, no Oeste catarinense, condenou dois irmãos a 240 anos de prisão cada, em regime fechado. Eles foram considerados culpados por uma chacina ocorrida em janeiro de 2023, que resultou em quatro homicídios e seis tentativas de homicídio. Além disso, os réus deverão indenizar as famílias das vítimas em valores que variam entre R$ 20 mil e R$ 100 mil.
O julgamento, iniciado na segunda-feira (13/1) e concluído na noite de terça-feira (14/1), contou com depoimentos de nove testemunhas, incluindo sobreviventes. A sentença, lida pela juíza presidente, seguiu a tese do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), representado pelos promotores Susane Ramos e José da Silva Júnior, que destacou a gravidade dos crimes: motivo fútil, perigo comum e recurso que dificultou a defesa das vítimas.
Entenda o caso
Na noite de 21 de janeiro de 2023, na comunidade de Linha Doze de Novembro, um dos réus, armado com uma espingarda e instigado pelo irmão, matou a proprietária de um bar, sua filha e outras duas pessoas na residência anexa. Seis pessoas sobreviveram ao ataque. Segundo a denúncia do MPSC, a motivação foi vingança pelo suicídio do irmão dos acusados, ocorrido horas antes, cuja culpa atribuíram à esposa dele. Como ela não estava no local, seus familiares e amigos foram alvos do ataque.
Declarações
“A justiça foi feita.” Essa foi a sensação de familiares e amigos das vítimas ao fim da sessão. Para Rosinha Aparecida dos Santos, filha de uma sobrevivente, “ver os culpados sendo responsabilizados nos dá um pouco de paz e alívio”. Já o promotor José da Silva Júnior destacou que “este júri representa uma mensagem clara de que a sociedade não aceita a banalização da vida”.
Próximos passos
Apesar de caber recurso, os réus não poderão recorrer em liberdade, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a execução imediata da condenação imposta pelo Tribunal do Júri. A decisão representa um marco na busca por justiça e pela valorização da vida.