O governador Jorginho Mello utilizou as redes sociais nesta quinta-feira, dia 5, para alertar a população de Santa Catarina sobre o grande volume de chuvas previsto para os próximos dias.
De acordo com a Secretaria da Proteção e Defesa Civil, todo o estado será atingido por intensas precipitações entre esta sexta-feira, dia 6, e a próxima segunda-feira, dia 9. O governador reforçou a importância de a população se preparar para evitar prejuízos materiais e físicos.
“Com informações da Proteção e Defesa Civil e com a responsabilidade que tenho, vim informar aos meus irmãos catarinenses para ficarem alertas. Estando preparados, a gente não é pego de surpresa”, declarou Jorginho Mello. Apesar do alerta, ele afirmou que a situação está sob controle e não há motivos para pânico.
Previsão do tempo
A partir desta sexta-feira, o avanço de uma frente fria trará chuvas intensas e temporais a diversas regiões de Santa Catarina. Segundo a Secretária da Proteção e Defesa Civil e a Epagri/Ciram, a precipitação poderá ultrapassar os 200 mm a 300 mm nas áreas mais afetadas, como o Extremo-Oeste, Alto Vale do Itajaí e divisa com o Paraná.
Os temporais começarão com maior intensidade no Grande Oeste e Planaltos durante a tarde e noite de sexta-feira, acompanhados por ventos fortes e granizo. No sábado, dia 7, a chuva se tornará mais generalizada e persistente, elevando os riscos de alagamentos e enxurradas, mas diminuindo a probabilidade de ventos intensos e granizo.
Entre domingo, dia 8, e segunda-feira, dia 9, as precipitações continuarão, com destaque para o Planalto Norte e Vale do Itajaí, onde os volumes serão mais significativos. Isso poderá provocar elevação dos níveis dos rios, especialmente nas principais bacias hidrográficas, como a do Rio Itajaí.
Riscos e vulnerabilidades
A saturação do solo e os altos volumes de chuva aumentam a probabilidade de deslizamentos, principalmente no Alto Vale do Itajaí e Grande Oeste. Pequenos rios também podem transbordar rapidamente, elevando o risco de enxurradas em áreas como o Oeste e Meio-Oeste.
Recomendações
- Evite transitar em áreas alagadas ou próximas a rios em elevação.
- Não atravesse ruas ou pontes submersas e evite atividades ao ar livre durante temporais.
- Fique atento a sinais de deslizamentos, como trincas no solo ou estruturas inclinadas.
- Para receber avisos meteorológicos, envie o número do CEP para 40199.
A Defesa Civil permanece em monitoramento e reforça que a preparação é essencial para reduzir os impactos.