Na manhã de hoje (25), a Rádio Clube de São Domingos informou sobre um novo tipo de golpe que já fez sua primeira vítima no município. Um golpista, se passando por um funcionário da Vigilância Sanitária, entrou em contato com um estabelecimento comercial que trabalha com alimentos, utilizando o telefone fixo da empresa para uma ligação suspeita.
O suposto fiscal alegou que havia uma denúncia contra o estabelecimento por venda de produtos com a validade vencida. Para dar mais credibilidade ao golpe, ele pediu o número do celular da proprietária, justificando que enviaria o protocolo e detalhes da suposta denúncia pelo WhatsApp. Assim que a comerciante desbloqueou seu celular e abriu o aplicativo, sem clicar em links ou realizar qualquer outra ação, seu número foi clonado. Em questão de minutos, o criminoso começou a enviar mensagens aos contatos da vítima, pedindo transferências de dinheiro.
Felizmente, a vítima percebeu o golpe rapidamente, desligou o celular e registrou um boletim de ocorrência, evitando maiores prejuízos financeiros. Contudo, a boa fé das pessoas após receber mensagens do número clonado, fez com que pelo menos mais uma vítima depositasse dinheiro aos golpistas. Além disso, tivemos informações de outros estabelecimentos comerciais da região que receberam esse mesmo tipo de ligação e de golpe.
Esse é um alerta aos comerciantes e moradores de São Domingos para ficarem atentos e nunca fornecerem dados pessoais ou números de telefone a desconhecidos, além de redobrarem a atenção ao atender chamadas de supostos órgãos oficiais.
Esse incidente serve de alerta para a comunidade e destaca a necessidade de cautela, especialmente quando se trata de contatos que envolvem denúncias ou sanções.