A partir de hoje (23), o clima em Santa Catarina passará por uma mudança significativa, com a chegada de uma frente fria seguida por uma intensa massa de ar polar. Após um período de sol e temperaturas elevadas para esta época do ano, o estado enfrentará condições climáticas, incluindo temporais, queda acentuada nas temperaturas e até mesmo a possibilidade de neve.
Segundo a Central de monitoramento da Defesa Civil, a frente fria começou a avançar pelo estado na tarde de ontem (22), trazendo chuva intensa e temporais localizados. Já ao longo da sexta-feira (23), uma massa de ar polar avança por Santa Catarina, provocando um declínio acentuado nas temperaturas.
O meteorologista Felipe Theodorovitz explica que no sábado, 24, as temperaturas máximas variam entre 10°C e 15°C nas regiões entre os planaltos e o Litoral, enquanto no Oeste e Extremo Oeste chegam a 17°C. Com a chegada do domingo, 25, as condições se tornam ainda mais rigorosas, com mínimas negativas nos planaltos e no Meio-Oeste, além de temperaturas abaixo dos 10°C nas demais regiões.
A combinação de umidade e temperaturas próximas de 0°C nas áreas serranas do estado traz a possibilidade de precipitação invernal — com neve ou chuva congelada — nas cidades mais altas do Planalto Sul, entre a noite de sábado, 24, e a manhã de domingo, 25.
Recomendações da Defesa Civil
Com a previsão de frio intenso, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados. Recomenda-se o uso de agasalhos adequados e a permanência em locais abrigados. A atenção deve ser especial com grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas enfermas e em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, a Defesa Civil aconselha que as famílias reforcem os cuidados em suas residências, evitando exposição desnecessária ao frio e monitorando a previsão do tempo para garantir a segurança durante esse período.