Nesta semana, foi sancionada a Lei que institui o Programa CNH Emprego na Pista, que tem como objetivo promover a inclusão social e oferecer oportunidades de emprego no setor de transporte terrestre através da obtenção ou mudança de categoria da CNH. O lançamento do programa ocorreu no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
O programa vai oferecer gratuitamente 30 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) nas categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus) e E (carreta). Além disso, o CNH Emprego na Pista incluirá vagas para a inserção de EAR (Exercício de Atividade Remunerada) na CNH e mudança de categoria. Durante o evento, foi anunciada a garantia de entrevistas de emprego junto às transportadoras para 11.900 candidatos, além da oferta gratuita do curso “Escola de Motoristas”, do SEST SENAT.
Os investimentos no programa somarão cerca de R$ 54 milhões entre cursos, exames, isenção de taxas e operacionalização para os anos de 2024, 2025 e 2026. O CNH Emprego na Pista proporcionará a milhares de cidadãos a oportunidade de conseguir empregos que exijam habilitação, além de formalizar profissionais que já trabalham na área com a inclusão do “EAR” nas habilitações.
As inscrições começam no dia 15 de julho pelo site: www.empregonapista.detran.sc.gov.br.
Como o Programa Vai Funcionar?
- O Estado de Santa Catarina vai custear os serviços referentes à 1ª Habilitação, Mudança de Categoria ou Inclusão de EAR.
- O SEST SENAT auxiliará o DETRAN na operacionalização do programa, devido à sua experiência na execução desse tipo de serviço.
- O SEST SENAT fará a conferência dos documentos e, quando necessário, consultará a Secretaria de Assistência Social para verificação no banco de dados do CADúnico.
- Com a documentação correta, os candidatos serão direcionados aos Centros de Formação de Condutores (CFC) para iniciar as aulas teóricas.