Os próximos dias em Santa Catarina serão marcados por chuva e a chegada de uma intensa massa de ar frio. Entre quinta-feira (27) e sexta-feira (28), as temperaturas já começam a cair no amanhecer, variando entre 5°C e 10°C na maior parte do estado, com marcas próximas de 0°C em áreas da Serra e do Meio-Oeste. Há possibilidade de nevoeiro e geada no amanhecer, enquanto o tempo ensolarado durante o dia favorece a elevação gradual das temperaturas entre 14°C e 19°C pelo estado.
A passagem rápida de uma frente fria sobre o estado trará chuvas fracas entre a tarde de sexta-feira (28) e a manhã de sábado (29). Após a chuva, o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar sobre o Sul do Brasil deixará as temperaturas baixas em toda Santa Catarina. A sensação de frio intenso será mais acentuada a partir de sábado, quando a temperatura mínima será registrada no final da noite, em vez do início da manhã. Temperaturas próximas a 0°C devem ser registradas no Planalto Sul e Meio-Oeste, com 5°C no Oeste, Planalto Norte e Grande Florianópolis Serrana, e entre 8°C e 13°C no litoral.
O frio se intensificará até o amanhecer de domingo (30), quando são esperadas as menores temperaturas deste evento. O dia começará com geada ampla no Grande Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana. Nessas regiões, as temperaturas devem ficar próximas ou abaixo de 0°C, podendo chegar a -2°C a -4°C no Meio-Oeste e Planalto Sul, onde há chance de congelamento de pistas nas áreas mais suscetíveis. Nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí, são esperadas temperaturas entre 2°C e 8°C.
Na segunda-feira (1), o frio intenso começará a perder força, mas as temperaturas ainda serão baixas, oscilando entre 0°C e negativas nas áreas mais altas do Planalto Sul e Meio-Oeste. Nas demais regiões, as temperaturas variam entre 2°C e 8°C. É importante destacar que o frio intenso traz riscos para a saúde, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia. A atenção deve ser redobrada com a população em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos e animais domésticos.