Nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), o processo de formação de uma baixa pressão favorece temporais acompanhados de raios e rajadas de vento na maior parte do estado de Santa Catarina, destacando as áreas do Grande Oeste ao norte do estado. Os temporais trazem riscos para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
Nas áreas do sul do estado, os modelos indicam uma condição de tempo chuvoso para esta noite e madrugada, trazendo volumes de chuva que podem superar novamente a casa dos 100 mm nas regiões entre o Planalto Sul e Litoral Sul. Nestas áreas, existe risco para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos. As áreas em laranja indicam risco alto, enquanto as áreas em amarelo indicam risco moderado.
É comum que em dias quentes de verão aconteçam mudanças bruscas no tempo, em caso de temporais e chuva intensa busque algum lugar abrigado e não entre em contato com a água. Além disso, vale destacar que para as regiões que ainda registram calor intenso, a Secretaria de Defesa Civil recomenda aumentar a hidratação, evitar o sol entre às 10h e às 16h para evitar insolação e desidratação. Atenção redobrada com crianças, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias preexistentes.