Entre segunda-feira (15) e quarta-feira (17), Santa Catarina enfrentará um aumento significativo nas temperaturas, com máximas ultrapassando os 30°C em todo o estado e chegando a 38°C nas áreas do Grande Oeste, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e norte de SC. No entanto, o calor intenso traz consigo riscos de insolação, desidratação e complicações para pessoas com doenças cardiovasculares e respiratórias.
A Secretaria de Defesa Civil (SDC) recomenda a hidratação constante e evitar a exposição solar entre às 10h e às 16h, especialmente para crianças, idosos e pessoas com condições de saúde pré-existentes.
Além disso, é comum que em dias quentes de verão ocorram mudanças bruscas no tempo, com a possibilidade de temporais à tarde e à noite. Isso se repetirá esta semana, com a combinação de calor e umidade propiciando temporais com raios e rajadas de vento em todo o estado.
As chuvas começam na segunda e terça-feira (16), com maior risco nas áreas do centro-leste, planaltos, regiões litorâneas e Vale do Itajaí. Nessas áreas, o risco é moderado a alto para destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
Entre terça (16) e quarta-feira (17), uma baixa pressão se forma no Rio Grande do Sul e avança em direção ao litoral catarinense, mantendo o tempo chuvoso até a manhã de quinta-feira (18) nas áreas entre o planalto sul e litoral sul. Nestas regiões, há risco alto para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos. Com o tempo fechado, as temperaturas também diminuirão no sul do estado.
No entanto, a melhoria nas condições climáticas será temporária, pois os modelos meteorológicos indicam que o calor intenso e o risco de temporais retornarão na quinta e sexta-feira, afetando todas as regiões.
Sobre o final de semana
O final de semana trará uma mudança gradual nas condições do tempo após uma semana de calor e chuvas intensas. As instabilidades se deslocarão para o norte, reduzindo as temperaturas e mantendo o céu nublado em Santa Catarina. Embora haja risco de chuvas no sábado e domingo, a intensidade será menor e o risco de transtornos é baixo na maior parte do estado, com temperaturas variando entre 22°C e 27°C, exceto nas áreas extremo oeste e norte, onde ainda podem superar os 30°C.
A Defesa Civil enfatiza a importância de acompanhar os avisos e boletins diários devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.