O último sábado (16) foi marcado pela ocorrência de temporais isolados em Seara, no Meio-Oeste catarinense. A combinação de calor e umidade com instabilidades atmosféricas, favoreceu a formação das tempestades.
Nas comunidades de Linha Floresta, em Alto Bela Vista, e de linha Serra Alta, em Seara, houveram registros de diversos danos associados a passagem de uma intensa célula convectiva. O intenso temporal atingiu a cidade entre às 13h45 e às 14h30, provocando destelhamentos e destruição em casas e galpões, além de quebra de galhos e árvores.
Através da análise conjunta dos danos reportados, das fotos e vídeos e das imagens de radar, a equipe de meteorologia da Defesa Civil de Santa Catarina classificou o evento como frente de rajada, conhecido popularmente como vendaval. Este fenômeno ocorre quando correntes descendentes que normalmente são observadas na dianteira de uma célula convectiva alcançam a superfície, fazendo com que o ar frio se expanda para os lados, ocasionando o fenômeno frente de rajada à medida que força o levantamento do ar quente à sua volta.