Na tarde desta terça-feira (18), reuniram-se nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Arnaldo Francisco dos Santos em Galvão, diretores de todas as unidades escolares municipais, estaduais, APAE, representantes do Conselho Tutelar, do CRAS, da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Polícia Militar de Galvão, para oficialização do Programa Rede de Segurança Escolar já iniciado desde a semana anterior.
A Rede de Segurança Escolar é um programa institucional da Polícia Militar, que tem por escopo desenvolver ações policiais militares junto à comunidade escolar, prestando serviços de apoio e de consultoria de segurança escolar, de assessoramento e atendimento com base em aspectos estruturais e não estruturais das Unidades de Ensino.
De acordo com o Sargento Vanderlei, comandante local, o programa tem várias atividades interessantes para apoio e suporte as escolas com ações envolvendo professores, alunos, familiares e várias outras entidades na busca por fortalecimento do vínculo de proximidade da Polícia Militar com a comunidade escolar e a resolução de situações que possam evidenciar algum tipo de infração penal tanto no ambiente interno quanto externo da escola.
Hoje (19), dando sequência as ações da rede, será realizado uma atividade com os estudantes do quinto ao sétimo ano da escola municipal nos períodos matutino e vespertino, visando levar conteúdos que possam contribuir para o fortalecimento de comportamentos pessoais e sociais dos educandos.
Ficou definido ainda que, logo no início do mês de maio, será realizada uma palestra onde pretende-se envolver o maior número de pais possíveis de todas as unidades escolares ao mesmo tempo. Seguirá também, a Visita Preventiva Escolar que será realizada em todas as escolas com a finalidade de verificar pontos sensíveis referentes a segurança do ambiente e apresentar apontamentos necessários.
Ao final da reunião, ficou estabelecida a criação do Canal Próprio de Interação para facilitar e dar maior agilidade as demandas que forem surgindo a partir de agora.
Salienta-se ainda que o programa tem todo apoio do Comando da Companhia de São Lourenço do Oeste, bem como do Comando do Batalhão de Xanxerê e do Comando da Região de Chapecó, canais institucionais pelos quais o grupamento da Galvão está subordinado.
Informações e foto PM