Nesta quarta –feira (22), a prefeitura de Xavantina decretou situação de emergência por conta do prejuízo causado pela estiagem. Houve perda na produtividade das lavouras, principalmente no milho. A produção de leite também está seriamente comprometida.
A decisão foi tomada após reunião entre a Administração Municipal e a Defesa Civil do Município para apurar os impactos, além das perdas causadas pela falta de chuva que assola todo o município, área rural e urbana.
Tal situação implica a necessidade de empregar medidas no sentido de minimizar os efeitos que vem causando a falta de água, sobretudo, em relação ao abastecimento das famílias, nas unidades produtoras de bovinos, suínos e aves. O município vem realizando o transporte de água em volume expressivo, para animais e para consumo humano.
No caso de Linha das Palmeiras em especifico, os poços artesianos que fazem o abastecimento de água, reduziram a vasão em torno de 50%.
A orientação é para que população xavantinense economize e racionem o uso da água de forma consciente, evitando desperdícios e o uso não essencial.
Informações Oeste Mais