No dia 2 de outubro, 5.489.658 eleitores e eleitoras catarinenses irão às urnas escolher os representantes para Presidência da República, Governo do Estado, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.
Na seção eleitoral, o cidadão deve apresentar documento de identificação com foto, que pode ser: carteira de identidade (RG), passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
Caso o votante já tenha o cadastro biométrico, pode apresentar o e-Título à mesária ou mesário como documento de identificação. Essa possibilidade existe somente para quem fez a biometria, pois o aplicativo mostra a foto da eleitora ou eleitor.
Vale lembrar que é vantajoso que se baixe o e-Título porque oferece diversas facilidades, como acessar o seu local de votação, consultar a sua situação eleitoral e identificar-se na seção (caso tenha feito cadastramento biométrico), além de possibilitar a justificativa da ausência às urnas.
O download do e-Título é gratuito, bastando acessar as lojas on-line Google Play e App Store no seu smartphone ou tablet. Já para validar o aplicativo, é importante que o preenchimento dos dados seja realizado corretamente.
No dia da eleição, não será possível fazer o cadastramento do app. Por essa razão, o Tribunal Regional de Santa Catarina (TRE-SC) orienta que todos tomem essa providência com antecedência, sendo que a data final é a véspera do pleito.
Informações e imagem TRE-SC