Na manhã de hoje (22), a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), capitaneada pela Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC-Fron) de São Lourenço do Oeste, deflagrou a “Operação Irmandade II”, em São Domingos. Foram cumpridos seis mandados de prisões preventivas (todos pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa) e três mandados de buscas domiciliares, todos no bairro Esperança.
A operação é um desdobramento de uma investigação iniciada há cerca de quatro meses. Naquela época, foi aferido pela Polícia Civil que membros de uma organização criminosa gaúcha estavam se estabelecendo em São Domingos e seus derredores, com a finalidade de traficar drogas. Os fatos inclusive estavam atrelados à prática de um crime de homicídio, ocorrido no final do ano passado na cidade.
Após uma primeira fase, deflagrada no dia 11 de agosto deste ano, ocasião na qual, dando-se cumprimento a sete mandados de buscas domiciliares, drogas, arma de fogo e munições foram apreendidas, a continuidade dos trabalhos investigativos pela Polícia Civil resultou na abundância de elementos indiciários que propiciou representação pela expedição de mandados de prisão preventiva em desfavor dos então investigados, o que, após parecer favorável do Ministério Público, foi deferido pelo Poder Judiciário.
As pessoas presas: cinco homens, com idades 26, 22, 24, 24 e 21 anos, e uma mulher de 72 anos.
A operação de hoje contou com a presença de cerca de 25 policiais, oriundos das Regionais de São Lourenço do Oeste e Xanxerê, bem como dos Núcleos de Operações com Cães (NOCs) de São Lourenço do Oeste, Xanxerê, Itajaí e DEIC, e apoio da Polícia Militar de São Domingos.
Os presos foram encaminhados para o Presídio Regional de Xanxerê e a presa para o Presídio Feminino de Chapecó, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Informações Polícia Civil