Nesta semana foram ativados leitos em diferentes regiões do Estado, sendo: seis no Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul; quatro no Hospital Seara do Bem, em Lages; e 10 no Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, em Joinville.
Para o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, a Decretação do Estado de Emergência foi fundamental para que os processos fossem acelerados, dando a resposta necessária para o atendimento à população e ampliando as ações que já se vinha realizando frente à pasta da saúde.
“Em 2018 havia 233 unidades de UTIs pediátricas e neonatais. Antes de iniciarmos nosso plano de ação, já havíamos chegado a 270. Com nosso trabalho contínuo, nós ultrapassaremos 300 leitos apenas de Unidade de Terapia Intensiva”, afirma, “esses novos leitos estão sendo custeados totalmente pelo Governo do Estado, esse é nosso compromisso”, complementa Neto.
Para a próxima segunda-feira, 4, ainda está prevista a ativação da primeira UTI neonatal SUS em Brusque. Serão 10 leitos para atendimento de recém-nascidos no Hospital Azambuja.
Desde a decretação de emergência, os municípios estão recebendo aportes para ampliação do atendimento da Atenção Básica à população para que desta forma ampliem os horários de atendimento das unidades da atenção básica e que fortaleçam também as estratégias de vacinação, que devem incluir a busca ativa principalmente de criança, adolescentes, gestantes, puérperas e portadores de comorbidades.
O apoio ao enfrentamento da dengue também está previsto, buscando incentivar a ampliação das ações de vigilância, prevenção e atenção à saúde. O Estado promoverá, ainda, um aporte financeiro para os municípios com valores diferenciados para as cidades que estão em situação epidêmica.
Distribuição dos leitos
Já abertos
- Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, com 1 de UTI neonatal e 8 de retaguarda pediátrica;
- Hospital Hélio dos Anjos Ortiz, em Curitibanos, com 5 de UTI neonatal;
- Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, com 6 de UTI pediátrica
- Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul, com 6 de UTI pediátrica;
- Hospital Seara do Bem, em Lages, com 4 de UTI pediátrica;
- Hospital Infantil Jesser Amarante Faria, em Joinville, com 10 de UTI pediátrica;
Previstos
- Hospital Azambuja, em Brusque, com 10 de UTI neonatal e 2 UTI pediátricos;
- Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, com 4 de UTI neonatal;
- Hospital e Maternidade Carmela Dutra, Florianópolis, 3 leitos intermediários canguru;
- Hospital Oase, Rio do Sul, com 10 de UTI neonatal;
- Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, com 7 de UTI neonatal;
- Hospital Seara do Bem, em Lages, com 1 de UTI pediátrica;
- Hospital Regional de Araranguá, com 5 de UTI neonatal;
- Hospital Regional de São José, São José, com 10 de UTI neonatal
Informações Secom/SC Fotos Ricardo Wolffenbüttel / Secom