O número de cidades que registraram estragos por causa da chuva em Santa Catarina subiu para 94, divulgou o governo do estado às 19h55 desta quarta-feira (4). Ocorreram danos como alagamentos, deslizamentos e quedas de muros e árvores. O território catarinense tem, ao todo, 295 municípios.
No total, Santa Catarina tinha 175 desabrigados até 19h55. Outros 420 moradores do estado deixaram as próprias casas para ir para a residência de parentes.
Duas pessoas morreram na terça-feira (3) por causa da chuva, segundo informações da Defesa Civil. As vítimas eram dois homens encontrados em um carro dentro de um rio em São Joaquim, na Serra. Desde segunda (2) chove em Santa Catarina.
Segundo a Defesa Civil, 10 mil pessoas já foram afetadas. Os municípios de Tubarão, Forquilhinha, São Ludgero, Maracajá, Araranguá e Orleans, no Sul do estado, Urubici, na Serra, Rio do Sul, no Vale do Itajaí, São Joaquim, na Serra, e Anitápolis, na Grande Florianópolis, decretaram situação de emergência.
Em muitas cidades, o acúmulo de chuva nesses três dias já ultrapassou a média do mês de maio (veja tabela ao final da reportagem), que é de 90 milímetros, de acordo com a Epagri/Ciram, que monitora as condições meteorológicas no estado.
Entre os estragos relatados, estão alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de muros e árvores sobre ruas.
O Corpo de Bombeiros Militar atendeu a mais de 200 ocorrências relacionadas às chuvas. As equipes com mais registros são as de Tubarão e de Rio do Sul, no Vale do Itajaí.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, 154 escolas estaduais tiveram as aulas suspensas nesta quarta, nas regiões Sul, Vale do Itajaí e Oeste, e o retorno deve ocorrer dependendo da situação de cada região.
Em relação às rodovias, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), havia 22 bloqueios em estradas estaduais às 19h30 desta quarta.
Informações G1 SC