O número de casos de Dengue registrados em Abelardo Luz acende alerta vermelho no município. Conforme boletim divulgado nesta sexta-feira (11), pelo setor de Epidemiologia, são 40 casos confirmados. Esta é a maior taxa de contágio da história do município, que vive um surto de transmissão e de focos. Só para se ter ideia da gravidade da situação, os números referentes à dengue já são maiores até mesmo que de Covid, 28 no total, conforme boletim também divulgado hoje.
Diante da situação preocupante, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do setor de Epidemiologia, vem realizando fumacês constantes em diversos pontos do perímetro urbano, principalmente nos locais que tem registrado mais casos, como nos bairros Santa Luzia, Aparecida e centro, porém, o principal agente no combate ao mosquito é a população, redobrando os cuidados e eliminando possíveis criadouros.
A supervisora regional do Programa de Controle do Aedes aegypti na regional de Saúde de Xanxerê (que inclui Abelardo Luz), Elizandra Schoenardie, alerta para a situação do município. “Nós estamos numa condição próxima a uma epidemia de dengue, mas a gente está trabalhando para estancar os casos nas próximas semanas para que os casos de infecção não evoluam para situações mais complicadas que necessitem de internações ou até mesmo resultem em óbitos”, frisa.
Ainda conforme Elizandra, “é preciso que a população esteja junto com o Poder Público nesta missão de combater o mosquito, uma vez que estamos em condições climáticas muito favoráveis ao desenvolvimento do mosquito, pois as pancadas de chuva acumulam água em recipiente em geral tornado um ambiente ideal para desenvolvimento de focos, por isso é necessário que as pessoas fiquem alertas a esta situação”, conclui.
Além do elevado número de casos ativos, até o momento foram contabilizados 135 focos de criadouros do mosquito em Abelardo Luz.
Informações Ascom PMABL