Agricultura

Gerente da Coamo faz avaliação da safra e dos danos causados pela estiagem na região

Nesta semana, esteve presente no programa Atualidades, o gerente da Coamo de São Domingos, Adenilson Záfari, para fazer uma avaliação da safra, falar sobre as ações da cooperativa e expectativas de trabalho para este ano. Segundo ele, os prejuízos aos agricultores são grandes por conta da falta de chuva e a queda na produtividade é bastante significativa.

 

Segundo ele, a região Oeste do Estado vinha a aproximadamente cinco anos com safras cheias, o tempo se mantendo firme e trazendo chuva na proporção esperada e adequada para a lavoura. Porém, desde novembro do ano passado a estiagem assolou a região e os prejuízos são bastante grandes.

Para se ter uma ideia, em dezembro de 2020 choveu aproximadamente 250 milímetros em São Domingos. Já em dezembro do ano passado, foi aproximadamente 30 milímetros, o que atingiu diretamente a plantação. No mês de janeiro também não houve registro de chuva significativa, o que agravou ainda mais a situação. Isso, segundo Záfari, refletiu diretamente na produtividade. Por isso, aqui em São Domingos, a estimativa de perda é em torno de 50% para o milho e em torno de até 60% na soja. Para os produtores que fizeram seguro, os prejuízos serão de certa forma amenizados, já para os demais, o montante deve ser bastante elevado.

A expectativa  para este ano é que a situação das chuvas se normalize e que a próxima safra possa trazer bons resultados aos agricultores.