Região

Santiago do Sul realiza palestra para agricultores

A Epagri e a Secretaria de Agricultura de Santiago do Sul, realizaram ontem (23), uma palestra sobre brucelose e tuberculose bovina. O evento teve como objetivo propiciar aos agricultores um momento para tirar dúvidas sobre as duas doenças e sobre o processo de certificação como propriedades livres dessas zoonoses. Na oportunidade foi reativado o COMUSA (Conselho Municipal de Sanidade Animal).

 

O técnico em agropecuária, Odair Prati, ressaltou o COMUSA como sendo de  suma importância para Santiago do Sul, já que atua em parceria com a CIDASC, na identificação de possíveis doenças no rebanho. Além disso, apresentou aos participantes o projeto de incentivo a erradicação da brucelose e tuberculose no município de autoria dele como vereador e sancionado pelo prefeito Julcimar lorenzetti, que entra em vigência a partir de janeiro de 2022.

Durante o encontro foram abordados ainda os seguintes assuntos: Sanidade animal com foco na brucelose, tuberculose, febre aftosa e peste suína, pelo médico veterinário da Cidasc Odirlei Fachi. Participaram do encontro produtores, o Secretário de Agricultura Tarciso Comin, extencionista Jaqueline Cordasso, agronôma Regina Bernardi, e a gestora de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de São Lourenço do Oeste, Tatiana Durieux Pens.

Informações e foto Ascom PMSS