Começou hoje (08) e segue até quinta-feira (11), na Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), o curso sobre gestão de riscos e desastres. É uma parceria realizada em conjunto com a Defesa Civil, que conta com a participação de profissionais de segurança, como coordenadores municipais da defesa civil, bombeiros e policiais de toda a região.
Segundo o coordenador regional da defesa civil, Luciano Peri, é um momento importante para toda a comunidade, já que nossa região é a segunda do mundo que mais sofre por desastres e tempestades severas. Segundo ele, somente neste ano, Santa Catarina já registrou a passagem confirmada de cinco tornados, sendo dois deles em cidades, causando diversos danos, e os outros em áreas não habitadas.
Além disso, na última semana tivemos sete municípios que sofreram com o granizo, sem contar na estiagem que ainda assola toda a região. Fora isso temos a situação da covid-19, que também é considerada evento adverso. Por isso, durante essa semana os profissionais vão trabalhar o planejamento das ações, para que na hora de um evento adverso, saibam como agir e dar a melhor resposta a comunidade.