Ipuaçu zerou a fila de espera por exames de mamografia. Segundo a Secretaria de Saúde, 245 exames foram realizados nos últimos meses, zerando uma longa fila de mulheres que aguardavam pelo exame e dando vaga para novas pacientes.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Realizar o exame de mamografia periodicamente, a partir dos 40 anos, pode ser essencial para evitar qualquer complicação que possa acontecer futuramente ou diagnosticar precocemente o câncer de mama. Estima-se que pelo menos 20% da taxa de mortalidade por câncer de mama foi reduzida graças ao exame de mamografia.
A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mama.
Para a secretária de saúde, Raqueli Biasotto, “este é um exame que, a partir do seu pedido, precisa ser realizado o quanto antes, pois qualquer espera pode fazer a diferença para o sucesso do tratamento e cura, por isso, a Secretaria tem se empenhado para agilizar os exames”.
A secretária explica ainda, que o objetivo também é zerar a fila dos exames laboratoriais, realizando cerca de mil exames.
Informações Ascom PMI