Santa Catarina recebeu na tarde de ontem (29), 218,5 mil doses das vacinas contra a Covid-19. Segundo a secretaria de estado da saúde, são quatro mil doses da Sinovac/Butantan e outras 214,5 mil da AstraZeneca/Fiocruz.
Os imunizantes chegaram ao aeroporto, em Florianópolis, às 15h40, e foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), em São José, de onde serão levadas para as 17 centrais regionais. A distribuição começou ainda ontem.
De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, com essas doses e com as demais que o Estado irá receber nos próximos dias devemos concluir a vacinação das pessoas com 60 anos ou mais e dos trabalhadores da saúde.
A central regional da Grande Florianópolis fez a retirada das doses na quinta. Na sexta-feira, a partir das 6h30, as doses serão encaminhadas via terrestre para as centrais regionais de Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Itajaí, Rio do Sul, Lages e Videira. No mesmo horário, o avião do Corpo de Bombeiros Militar sai com as doses das centrais regionais de Joaçaba, Concórdia, Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste.
Intervalo entre a aplicação das doses 1 e 2
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, reforça que o intervalo entre a aplicação da dose 1 e dose 2 deve ser seguido de acordo com a recomendação da Diretoria. O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina do laboratório Sinovac/Butantan deve ser de 28 dias e da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz de 12 semanas.
A Secretaria está acompanhando junto ao Ministério da Saúde o recebimento de remessas das vacinas pelos laboratórios produtores e encaminhará as vacinas para os municípios catarinenses assim que forem recebidas no estado. Para as pessoas que não receberam a dose no prazo recomendado, a orientação é que completem o esquema no menor tempo possível.
Informações Secom – foto Ricardo Wolffenbüttel