A procura por atendimento médico nos últimos dias e no fim de semana aumentou consideravelmente em São Domingos. Segundo a secretária de saúde, Juliana Dutra, uma média de 30 pacientes por dia procuraram a unidade do bairro Ari Bortoli, com sintomas gripais e suspeita de Covid-19.
A situação é preocupante, segundo Juliana, porque além do aumento na procura por atendimento, a equipe médica está reduzida neste mês de dezembro. Dois médicos haviam programado as férias para este mês, por isso não estão atendendo. E uma terceira médica testou positivo para Covid-19 no fim de semana, portanto está afastada das atividades.
Sendo assim, Juliana faz mais uma vez o alerta e o apelo a população, para que procurem atendimento nas unidades de saúde somente em casos de emergência e urgência. Consultas de rotina ou solicitações de exames não serão atendidos neste momento, pois além da equipe médica estar reduzida, os índices de contágio do coronavírus continuam altos, sendo arriscado frequentar as unidades de saúde.
Juliana também comentou em entrevista nesta manhã, que já receberam o plano de vacinação. A aplicação das vacinas deve começar em Santa Catarina a partir de janeiro, porém, num primeiro momento, apenas alguns grupos prioritários serão imunizados, os que apresentam maior risco. Dessa forma, a população precisa manter os cuidados básicos, como respeitar o distanciamento, usar máscara e álcool gel, e sair de casa somente se for necessário.