Entre os dias 26 e 30 de outubro, auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) das gerências regionais de Chapecó e São Miguel do Oeste realizaram operação de fiscalização em mais de 400 veículos, resultando na emissão de 25 notificações fiscais pelo descumprimento de obrigações tributárias, sendo a mais recorrente a do transporte de mercadorias sem documento fiscal.
A diretora de Administração Tributária (Diat) da SEF/SC, Lenai Michels, ressalta a importância de fiscalização perene no trânsito, especialmente na fronteira, para combate ao contrabando e ao transporte de mercadorias sem nota fiscal ou com subfaturamento. “Os auditores fiscais estão cumprindo seu papel de combater a sonegação e outras irregularidades, e ao mesmo passo, dando as orientações e os direcionamentos necessários aos contribuintes”.
Somente na operação realizada pela Gerência Regional da SEF/SC de Chapecó, foram emitidas multas para veículos abordados sem documentos fiscais que totalizaram mais de R$ 70 mil. De acordo com o gerente regional, Luciano Trevisan Freitas, as operações de trânsito envolveram todos os novos auditores fiscais nomeados em julho deste ano. “Em respeito às normas sanitárias, dividimos os 16 novos fiscais em grupos durante os quatro dias de operação”, explicou.
As operações de trânsito são cotidianas e também estão sendo realizadas em outras regiões do Estado.
Informações Secom – Foto SEF